sábado, 17 de maio de 2008

As parábolas do reino

O uso criativo por Jesus das parábolas estabelece um exemplo para seguirmos.
1.O sonho de Deus - A idéia de "o sonho de Deus para a criação" serve muito bem.
O chamado para o arrependimento seria o chamado para reconsiderarmos nossos sonhos e para nos darmos conta do fato de serem eles incompletos e até mesmo destrutivos. O chamado à fé seria o chamado para confiarmos em Deus e em seus sonhos, o suficiente para realinharmos nossos sonhos ao de Dues, sonhando nossos pequenos sonhos dentro da realidade do seu sonho maior. O chamado à receptividade seria o chamado a receber continuamente os sonhos de Dues - um processo que, pelo menos em minha experiência, parece durar toda uma vida. O chamado ao batistmo é o chamado para que nos identifiquemos com os sonhos de Dues e para nos desassociarmos de todos os -ismos que rivalizam com eles assim como de todas as ideologias que declaram representar o maior e mais importante sonho de todos (incluindo o nacionalismo, o consumismo, o hedonismo, o conservadorismo, o liberalismo e assim por diante). E, por fim, o chamado à prática é o chamado a aprendermos a viver da forma como Deus sonhou que vivêssemos.
2.A revolução de Deus - Deus está recrutando pessoas para que se unam a um movimento revolucionário de transformação em todos os níveis.
3.A missão de Deus - Uma missão de cura- na qual você é curado de modo que se torne alguém que leva a cura a outros - seria uma metáfora apropriada do Reino de Deus.
4.A festa de Deus - o Reino de Deus é como uma festa de rua para a qual todos estão convidados.
5.A rede de comunicação de Deus - plugadas em comunicação com Deus, de modo que ele possa transferir para elas o que necessitam - não só informações, como também programa antivírus, juntamente com amor, esperança, capacitação e autoridade, propósito e sabedoria.
A rede troca informações ampliando a compreensão e o entendimento de todos os participantes.
6.A dança de Deus - Nós, humanos, interrompemos essa dança, pisamos nos pés de outros dançarinos, ignoramos o ritmo, rejeitamos sua graça, e de uma maneira geral bagunçamos com tudo. Deus, porém, enviou Jesus ao mundo para modelar um estilo d vida para nós ao ritmo da música do amor de Deus. E desde então as pessoas têm sido atraídas pela beleza de seus passos e passaram a entrar novamente na dança.
Grupo que convida todos a participar e que busca ajudar todas as tribos a mantes suas identidades e heranças únicas, enquanto são convidadas a participar da tribo das tribos, na qual todos convivem em respeito mútuo, em harmonia e amor - porque Deus é o chefe tribal universal que criou e ama a todas as tribos.
citações de A mensagem secreta de Jesus, Brian McLaren

Nenhum comentário: