quarta-feira, 2 de abril de 2008

Idéias que transformam

É claro que dá


Como pode uma idéia fazer tanta diferença. Dallas Willard fala que "o poder das meras idéias é uma questão em relação à qual os intelectuais comumente se enganam; e, intencionalmente ou não, com isso acabam também desencaminhando o público. Eles sempre se encarregam dos fatores mais poderosos da vida humana, as idéias, e acima de tudo, idéias a respeito do que é bom e correto. E o modo como eles as manipulam e vivem permeia todo o nosso mundo, em todos os seus aspectos." E "os acontecimentos do mundo e da vida das pessoas navegam sobre as águas de um mar ideológico." Deve ser por isso que eu gosto de livros. Eles tratam de idéias.
As idéias transformam. Principalmente quando elas estão fundamentadas na Verdade, Jesus. Ele mesmo disse que conheceríamos a verdade e ela nos libertaria.
Estou escrevendo porque hoje eu li um post que mexeu com as minhas idéias. Não é nada muito extraordinário mas eu gostei. Ele fala sobre a Igreja. É como uma resposta a um comentário de um leitor anônimo falando sobre as idéias do Thiago sobre ela.
Há algum tempo que eu penso em como nós estamos deixando de viver a comunidade que Jesus planejou. Queria muito poder experimentar ser parte de uma Igreja sadia, completa, em unidade, que não precisa de muita coisa, onde Jesus é suficiente. Mas não sei como vivenciar isso.
Então, desde que eu comecei a ler sobre a igreja emergente achei idéias sobre a Igreja com as quais eu concordo. Porém, hoje tive a impressão de que o que eu lia, e concordava intelectualmente, eu não vivo e nem tinha um plano de viver tão logo. Enquanto eu lia o post eu pensei que realmente dá pra ser Igreja da forma como Deus planejou e muitos cristãos têm experimentado isso. É claro que dá. Às vezes, ignoro e continuo sem nenhuma expectativa de mudança talvez por achar impossível, apesar dessas idéias serem tão bonitas. Dá pra essa Igreja sem placa, esse Jesus sem plus, ser vivido por mais gente.
Eu concordo que Deus tem operado grandes obras por meio das igrejas que não deixam de ser uma bênção. Mas eu quero mais de Deus, mais da comunidade que ele prepara para nós, da qual eu faço parte. Eu quero me comprometer com essa idéia que tem transformado minha forma de pensar.

As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja de Jesus

Um comentário:

Daniel disse...

Olha como você está avançado. Um daqueles meninos turma A. Enquanto eu fico projetando o escrever para amanhã, você já o fez hoje. "Continue assim"! Abraço!