terça-feira, 11 de março de 2008

7 pecados capitais?

O Vaticano acabou de acrescentar mais alguns pecados à lista dos pecados capitais, aqueles que -segundo a Igreja Católica- dão origem a inúmeros outros pecados e aos vícios.
Após uma pesquisa no google, descobri que o catecismo romano também classificou os pecados em veniais e os mortais. Os primeiros seriam faltas leves que, se não tratadas, conduzem a outros pecados mais sérios. Já a transgressão dos 10 mandamentos seriam classificados como pecados mortais, os piores de todos, que devem ser evitados a qualquer custo.
Os antigos pecados capitais da lista são: soberba, avareza, luxúria, ira, gula, inveja e preguiça. O Vaticano atualizou a lista de pecados capitais para adaptá-la à "realidade da globalização" e acrescentou a manipulação genética, o uso de drogas, a desigualdade social e a poluição ambiental.
Em entrevista Monsenhor Gianfranco Girotti, responsável pelo tribunal da Cúria Romana que trata das questões internas do Vaticano, e que falou dos novos pecados aos padres reunidos no Vaticano até o final de semana passado durante curso de atualização sobre o sacramento da confissão, recordou as recomendações para se receber o perdão.
"Confissão em 15 ou máximo 20 dias antes ou depois de cometer o pecado, comunhão, oração segundo as intenções do papa, pureza e caridade", disse o clérigo.

Está aí...
As fontes são http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL344282-5602,00-VATICANO+DIVULGA+LISTA+DE+NOVOS+PECADOS+CAPITAIS.html
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/080310/mundo/religi__o_vaticano
http://www.paginaoriente.com/

Um comentário:

marco.maps disse...

Os novos pecados capitais
1. Fazer modificação genética
2. Poluir o meio ambiente
3. Causar injustiça social
4. Causar pobreza
5. Tornar-se extremamente rico
6. Usar drogas