sábado, 15 de março de 2008

Temer o Leão

"...ele é o Rei dos Bosques, filho do grande Imperador de Além-Mar? Então não sabem quem é o rei dos animais? Aslam é um leão... o Leão, o grande Leão!
– Ah! – exclamou Susana. – Estava achando que era um homem. E ele... é de confiança? Vou morrer de medo de ser apresentada a um leão.
– Ah, isso vai, meu anjo, sem dúvida – disse a Sra. Castor. – Porque, se alguém chegar na frente de Aslam sem sentir medo, ou é o mais valente de todos ou então é um completo tolo.
– Mas ele é tão perigoso assim? – perguntou Lúcia.– Perigoso? – disse o Sr. Castor. – Então não ouviu o que Sra. Castor acabou de dizer? Quem foi que disse que ele não era perigoso? Claro que é, perigosíssimo. Mas acontece que é bom. Ele é REI, disse e repito."
C. S. Lewis em As crônicas de Nárnia, vol. II
Lewis remete à noção judaico-cristã do temor do Senhor. Dallas Willard, professor de filosofia na Universidade do Sul da Califórnia expõe acerca do assunto: "O temor de Deus, o provérbio nos diz, é o princípio da sabedoria (Provérbios 9:10). Conquanto não seja o fim ou o resultado da sabedoria, para ser correto, ele é o princípio indispensável, eu creio, e a principal parte. Alguém começa a ser esperto quando ele ou ela teme ser contrário a Deus: temor de não fazer o que ele quer e de não ser o que ele requer. Temor é a antecipação do mal. A pessoa inteligente reconhece que o bem estar dele ou dela repousa numa existência em harmonia com Deus e com o que Deus está fazendo em seu “reino”. Deus não é maldoso, mas ele é perigoso. É o mesmo com outras grandes forças que ele colocou na realidade. Eletricidade e energia nuclear, por exemplo, não são mesquinhas, mas são perigosos. Quem não fica, em um certo sentido, “preocupado” acerca de Deus, simplesmente não é esperto. E este é o ponto do versículo." (Renovation of the heart, p. 50)
citação de Daniel dLIVEr citando Dallas Willard. hehe
retirada de um fórum na comunidade do orkut "As crônicas de Nárnia"

2 comentários:

Daniel disse...

Que interessante você achar isso! A tradução é livre pois foi antes de o livro ser lançado em PortugUês. Vou postar aqui e lá o texto oficial. Abração!

Daniel disse...

O temor a Deus, diz o provérbio diz, é o princípio da sabedoria (Pv 9:10). Embora não sendo este, é claro, o fim ou o resultado da sabedoria, ele é o princípio indispensável, creio eu, e a parte principal. O indivíduo começa a ficar esperto quando passa a temer estar contra Deus: o temor de não fazer o que ele quer e não ser como ele exige.

Temor significa antecipar a desgraça. A pessoa inteligente reconhece que seu bem-estar repousa na harmonia com Deus e sabe o que o Senhor está fazendo no "reino". Deus não é mau, mas é perigoso, assim como as outras grandes forças que pôs em funcionamento. Por exemplo, a eletricidade e a força nuclear não são más, mas são perigosas. Aquele que, em certo sentido, não se "preocupa" com Deus, simplesmente não é inteligente. E esse é o ponto do versículo.